sábado, 29 de junho de 2013

Portinari é tema para exposição em Gargaú

As cores, os traços e toda a genialidade de Cândido Portinari, um dos mais importantes artistas plásticos brasileiros, estão presentes em uma exposição aberta oficialmente na manhã de ontem, e que permanece até 8 de julho no Espaço Cultural Barracão, na praia de Gargaú. Denominada “Portinari — Arte e Meio Ambiente”, a mostra reúne 20 réplicas digitalizadas e distribuídas por cinco módulos e está em São Francisco de Itabapoana por meio de uma parceria entre o Projeto Portinari e a secretaria municipal e Educação e Cultura.
Aberta à população, mas direcionada principalmente a professores e estudantes das redes municipal, estadual e particular do município, a exposição tem como um dos objetivos levantar questões ambientais que possam ser trabalhadas em sala de aula. Nos módulos, as temáticas vão desde a relação do ser humano no espaço em que vive até a preservação das florestas e dos animais, passando pelo equilíbrio entre os seres humanos, o uso dos recursos minerais e a água como fonte da vida. Tudo ilustrado em cada uma das 20 réplicas e acompanhado de textos de diferentes autores.
— A exposição tem acima de tudo um caráter pedagógico, pois as visitas são acompanhadas por monitores que explicam a importância de cada obra e sua criação, como se desenvolve a temática do artista e quem foi Cândido Portinari. É uma forma de fazer com que as questões relacionadas ao meio ambiente possam ser trabalhadas por meio da arte e tendo o acervo de Portinari servindo de instrumento para isso — destacou Suley Avellar, curadora da exposição e coordenadora do Núcleo de Artes e Educação do Projeto Portinari.
Como forma de ratificar o caráter ambiental e pedagógico, as telas foram fixadas em suportes confeccionados em bambu e tecido em algodão cru e cada uma das escolas participantes será presenteada com um baú contendo material didático. Também é promovida uma atividade durante as visitas com a participação dos estudantes, sendo estimulados a fazer trabalhos com argila, tinta guache e desenhos em lápis de cor e giz de cera.
Até o final da exposição, o cronograma prevê a visita de seis unidades escolares por dia, nos turnos da manhã e da tarde. Também está previsto o funcionamento da exposição, em determinadas datas, no período noturno, com o intuito de atender alunos do Educação de Jovens e Adultos.
Folha da Manha

Empresa Santa Lúcia adere ao Movimento “Abril Amarelo” em Itaperuna.

Para marcar o dia do movimento do ‘Abril Amarelo’ realizado nesta quinta-feira (27) pelo Departamento de Trânsito de Itaperuna (DEMUT), a...

Author