sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Veja quem foram os vencedores do Fesquete Noroeste

O  Teatro de Bolso Jorge Coutinho  ficou repleto de amantes da arte teatral nos dias 14  a 16 de Novembro, onde aconteceu o  1º  Festival de Esquetes Teatrais do Noroeste Fluminense . O FESQUETE NOROESTE, como é chamado,  foi um sucesso de público e crítica já  em sua primeira edição,  teve um total de  15 apresentações em três dias de muita emoção. Treze destas  Esquetes  concorreram na Mostra Competitiva além de 2 Cenas convidadas. O Festival que pela quantidade de esquetes  que participaram e pelo união  dos grupos tanto da região Noroeste quanto  de grupos de outras parte do Estado, já se tornou um marco para nossa Cultura, que nunca tinha tido um Festival assim nesta região.
O Coma do grupo "Loucatores" foi o grande vencedor do 1º Fesquete Noroeste
A realização do Festival foi  do Grupo de Teatro Itaperuna (CTI), com o apoio da Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro (Fetaerj) e do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (Sated-RJ) engradecendo mais ainda o Festival. O Teatro ficou repleto de espectadores e a torcida era grande para  cada uma das esquetes concorrentes. Via-se em todos uma expectativa e emoção por conta do nível das cenas apresentadas.  Os grupos  vencedores levaram para casa a quantia de 2.750,00 distribuídas  em 7 Categorias.
No primeiro dia do festival  as cortinas do Festival se abriram para  os esquetes “Balada da Masmorra Reading”, do Grupo Nativo, de Natividade;   “A Preta de Neve e o Mordomo Encantado”, do Grupo Atuarte, de Itaperuna; “Crônica Comparativas”, monólogo de Adão Porci, de Itaperuna; e “A Bailarina”, do Grupo Interferência Teatral, do Rio de Janeiro. Os destaques da noite de abertura foram “Balada da Masmorra Reading”, do Grupo Nativo,  que teve 2 indicações, com a atuação de Marcelo Costa recebendo inclusive a indicação de Melhor Ator. Outro destaque da noite foi a esquete “A Bailarina”, do Grupo Interferência Teatral,esquete esta que além ter recebido a indicação de Melhor Esquete, levou a troféu de Melhor Figurino assinado por Thiago Costa e a Atriz Jéssica Pereira foi  considerada a Melhor Atriz do Fesquete Noroeste.Atuação perfeita!
Já na sexta-feira (15), dia do feriado nacional da Proclamação da República, foi  a vez de “Todo Mundo Sabe Que Todo Mundo Sabe”, do Estúdio 54, de Itaperuna; “O Lixo”, do Teatro de Grupo Insurreição, de Natividade; “O Coma”, do Grupo Teatral Loucatores, do Rio de Janeiro; que levaram e “Teófilo e Pililito, Tal Pai Tal Filho!”, do Tô de Volta! Rindo com Quem?, de São Gonçalo. Da noite do feriado,  tivemos como  destaque a atuação cômica de Charles Mota do grupo “Tô de Volta! Rindo com Quem?”, que recebeu inclusive a indicação de melhor Ator do Festival. Foi na noite de sexta-feira(15) inclusive  que saiu a grande vencedora do Festival : “O Coma”, do Grupo Teatral Loucatores, que com sua esquete surpreendente e divertida   foi indicada em 5 categorias e levou para a casa  3 troféus: Melhor Texto (Anderson Alcântara e Léo Torres, Melhor Direção( Daniel Ferrão) e  nada mais nada menos que a  Melhor Esquete do Festival. A história fala de  Olegário é um sujeito banana, superprotegido pela ciumenta mãe e que se apaixona pelas “ancas” da fogosa Maria Angélica. Vários fatos acontecem e o fazem questionar: continuar sendo um banana ou não?
Para encerrar o Festival ,a noite de sábado(16)  teve  as apresentações de  “A Diretoria”, do Ministério Origens, de Itaperuna; “Esperteza Pouca é Bobagem”, do Grupo La Gente, de Laje do Muriaé; “Aprisionados”, do Teatro e Companhia, de Itaperuna; “Faz Alguma Coisa Tita”, de Alar-me Grupo Teatral, do Rio de Janeiro; e “A Arte de Amar a Arte”, do Grupo Nativo, de Natividade. Destaque para Késsia Ramos indicada na Categoria Melhor Atriz por conta da Esquete  “Esperteza Pouca é Bobagem”, do Grupo La Gente. O Grupo Nativo (Natividade-RJ)  que voltou aos palcos no sábado , com a esquete  “A Arte de Amar a Arte” também se destacou e  recebeu 4 indicações,  ficando em 3º lugar no Festival.
Outro destaque da noite foi a  esquete  “Faz Alguma Coisa Tita”, de Alar-me Grupo Teatral que recebeu indicações em todas as  7 categorias, levando troféus nas categorias Melhor Concepção Cenográfica, Melhor Ator com destaque para belíssima  atuação de Erivan Borges,  além do 2º lugar no Fesquete Noroeste!
O corpo de jurados foi composto por Lívia Parente(Sated-Rj), Fabio Matheus(Sated-Rj) e Pablo Rodrigues(Fetaerj) que após terem assistido a todas as apresentações se reuniram e  anunciaram as esquetes vencedoras. O FESQUETE NOROESTE encerrou com um coquetel de encerramento oferecido a todo o público presente, que comentava o resultado do Festival, afinal  todos os grupos já saíram vencedores. Viva a Cultura! E que venham os próximos festivais.
VENCEDORES DO 1º FESQUETE NOROESTE

MELHOR CONCEPÇÃO CENOGRÁFICA
FAZ ALGUMA COISA TITA (Alar-me Grupo Teatral).
MELHOR FIGURINO
A BAILARINA- Thiago Costa (Grupo Interferência Teatral).
MELHOR TEXTO ORIGINAL
O  COMA – Anderson  Alcantara e Léo Torres  (Grupo Teatral Loucatores).

MELHOR ATRIZ
JÉSSICA PEREIRA –  A BAILARINA  ((Grupo Interferência Teatral).
MELHOR ATOR
ERIVAN BORGES- FAZ ALGUMA COISA TITA (Alar-me Grupo Teatral).
MELHOR DIREÇÃO
DANIEL FERRÃO-  O  COMA  (Grupo Teatral Loucatores).
3º LUGAR
A ARTE DE AMAR A ARTE – (Grupo Nativo)
2º LUGAR
FAZ ALGUMA COISA TITA (Alar-me Grupo Teatral).
MELHOR ESQUETE
O  COMA  (Grupo Teatral Loucatores).
APLAUSOS PARA OS VENCEDORES!!!!!

Erivan Borges , vencedor do Melhor Ator.

Empresa Santa Lúcia adere ao Movimento “Abril Amarelo” em Itaperuna.

Para marcar o dia do movimento do ‘Abril Amarelo’ realizado nesta quinta-feira (27) pelo Departamento de Trânsito de Itaperuna (DEMUT), a...

Author