sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Reconstrução de cabelos: como recuperar a saúde dos fios



Escovação em excesso pode deixar os cabelos ainda mais danificados no verão.

GUSTAVO AZEREDO/ AGÊNCIA O GLOBO.

Escovação em excesso pode deixar os cabelos ainda mais danificados no verão Foto: Gustavo Azeredo/ Agência O GloboQuímica e poluição não são os únicos inimigos potenciais dos cabelos. Sol em excesso também pode fazer muito mal à saúde dos fios. E não pense que é só passar xampu e condicionador que resolve. Para se livrar do ressecamento, do frizz e da oleosidade que o calor pode provocar, é preciso tomar alguns cuidados especiais.
Em primeiro lugar, o couro cabeludo tem que "respirar" entre uma lavagem e outra. Ou seja, lavar os cabelos mais de uma vez por dia pode deixar o couro cabeludo mais vulnerável à ação do sol.
—Como transpiramos muito no verão, temos a tendência de lavar o cabelo muitas vezes ao dia. Isso não é correto, pois pode haver descamação do couro cabeludo. Ele precisa secar totalmente para não ficar exposto a agressões. Se você tira essa "proteção", o cabelo pode ficar oleoso ou com frizz - diz Edy Clemente, hairstylist do Werner Coiffeur.

O uso do filtro solar também é importante para evitar que os cabelos fiquem opacos ou quebrem com mais facilidade. Portanto, antes de ir à praia, tenha em mãos sua proteção para os fios.
—Os fios se organizam em escamas, e quando colocadas em contato com o sol e o vento, eles se abrem e ficam mais fragilizados. Por isso, é importante passar filtro para impedir que a radiação solar exerça seus efeitos maléficos sobre os cabelos. Também é recomendado evitar tratamentos químicos durante essa época do ano, porque as tinturas e os alisamentos agridem ainda mais - explica a dermatologista Vivian Amaral.

Outra dica é cortar os cabelos para remover as pontas duplas. Os fios detonados pelo sol só são recuperados se houver um corte de pelo menos dois dedos do comprimento. Principalmente nas meninas que possuem californianas nas pontas: fica mais difícil ter de volta os fios danificados pelo descolorante.

Para se ter um resultado melhor, faça uma hidratação reconstrutora em suas madeixas de 15 em 15 dias. Essas máscaras, como são chamadas pelos profissionais, são restauradoras e renovam a saúde dos fios, trazendo força, brilho e naturalidade. Mas, atenção: eles não alisam efetivamente. Apenas hidratam os fios rebeldes.

—Para reconstruir a cutícula dos fios é importante aplicar um restaurador depois do shampoo, para hidratar e dar força aos cabelos. Os produtos com componentes de queratina são os mais indicados e podem ser encontrados em salões de beleza para venda. Deixe agir por 10 minutos e enxague com água fria (ela é um cauterizador natural). Nunca coloque água quente, pois ela abre a cutícula do cabelo e queima o couro - explica Edy Clemente.

Empresa Santa Lúcia adere ao Movimento “Abril Amarelo” em Itaperuna.

Para marcar o dia do movimento do ‘Abril Amarelo’ realizado nesta quinta-feira (27) pelo Departamento de Trânsito de Itaperuna (DEMUT), a...

Author