terça-feira, 19 de março de 2013

“Love Me Do”, dos Beatles, passa a ser de domínio público na União Europeia


O primeiro single dos Beatles, “Love Me Do”, entrou para o domínio público na Europa, graças à atual lei de direitos autorais a União Europeia. As leis de direitos de autor europeias estão definidas de forma a que os autores passem a não receber royalties, 50 anos após o lançamento dos seus trabalhos.
Por ter alcançado a marca, desde o último dia 1º de janeiro, “Love Me Do” e o lado B do álbum, “P.S. I Love You”, podem ser utilizadas sem a necessidade de pagamento de qualquer tipo de valor.
FOTO: Divulgação.














No entanto, gravadoras europeias se movimentam para estender a proteção até 70 anos. Nos Estados Unidos, a lei protege os direitos autorais por 95 anos.
A nova lei inclui uma cláusula de “use ou perca”, o que significa que as gravadoras que possuem os direitos de gravações lançadas antes de 1963 devem usá-las em seus produtos, ou ainda o artista pode requerer o controle pelos direitos.
A regra levou a Sony a lançar, recentemente, uma coleção de sobras de estúdio de Bob Dylan em edição limitada para manter os direitos sobre o material. A permissão de uso do disco de estreia de Dylan expirou junto com “Love me Do”.
As informações são da Folhapress.

Empresa Santa Lúcia adere ao Movimento “Abril Amarelo” em Itaperuna.

Para marcar o dia do movimento do ‘Abril Amarelo’ realizado nesta quinta-feira (27) pelo Departamento de Trânsito de Itaperuna (DEMUT), a...

Author